A Saída para Brasil, e para nós

O Brasil está amordaçado ou bloqueado por um grupo que busca dar um golpe contra a democracia. Se estas pessoas que conspiram a favor do golpe dissessem realmente a verdade do que se encontra por trás de tudo isso, inclusive suas relações promíscuas com a imprensa, grupos estrangeiros e empresários locais, de acordo com a legislação brasileira, eles ficariam presos por muitos anos. Cometeram diversos crimes contra a economia e conspiram abertamente contra um governo eleito de forma democrática. Creio que a única chance destas pessoas seria de dar uma anistia contando abertamente a toda a verdade, do que realmente for dito atrás das portas fechadas.

Eles já tem as rédias de diversos poderes da república, tendo inclusive em suas mãos muitas das alavancas destes e querem tomar o resto para se salvarem, até da própria liberdade. Eles estão reagindo com animais selvagens na sua própria defesa, muito compreensivelmente, embora que suas manipulações aparecem muito grotescas para uma pessoa olhando de fora, como na votação no Congresso para a impeachment da Presidenta eleita democraticamente, Dilma Rousseff.

Outros exemplos desse desespero são a discussão na coluna de cartas dos leitores do jornal, The Guardian, sobre o em regimes da mídia oligopólio no Brasil, e do anúncio da condenação de José Dirceu pela operação Lava Jato antes mesmo da defesa ser ouvida. Era essa operação que levou a esse confronto entre o governo e um complô que busca derrubar o governo. Os golpistas estão mostrando cada vez mais desespero ao perceberem que eles terão seus privilégios contrariados caso a verdade e a democracia prevaleçam.

A saída para o Brasil ou qualquer país que está passando por uma situação similar, por exemplo o Reino Unido e os Estados Unidos, é a criação de uma Comissão Cidadã da Verdade, ou seja, uma comissão legitimamente instituída, com ampla participação de todos os setores da sociedade, especialmente da opinião pública, no sentido de fazer um acordo com os supostos envolvidos, ou seja, “nos digam a verdade e ganhem a liberdade”. Teriam que abrir publicamente suas contas bancárias, onde quer que se encontrem, devolvendo aos cofres públicos o dinheiro obtido a partir de atividades ilícitas.

Dizer que existe um Estado de Direito democrático em regimes nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Brasil não é verdade mais. Se parar para pensar por cinco minutos verá isto como um fato. Quem está no poder tem antes de mais nada um primeiro objetivo : fazer tudo o que seja possível para encobrir qualquer ato ilícito. Partido desse pressuposto, só nós podemos pará-los através do que propus acima. Não tem mistério. É uma questão de bom senso. É só aplicar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s